Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa

Fast Assessoria Planejamento financeiro para empresas familiares



Fast Assessoria Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro



Fast Assessoria BPO Financeiro, Captação de créditos, contablidade, redução de custos e precificação



Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa





Cadastro de clientes: como ele pode ajudar no caixa?

Data: 08/07/2019

O cadastro de clientes é uma prática comum nas médias e grandes empresas. Mas a metodologia pode perfeitamente ser adotada nos pequenos negócios.

 

Portanto conheça bem seu cliente: a frequência com que compra, região onde mora, preferências, formas de pagamento que utiliza e até a data de aniversário. Assim a venda seguirá seu fluxo e, por consequência, o seu caixa engordará.

 

Quer conhecer métodos para um cadastro eficiente? Continue fazendo a leitura deste post.

 

Como começar o cadastro de clientes?

 

Agora que você já percebeu a importância do cadastro de clientes para o faturamento da sua empresa, vamos ver como colocar a mão na massa, ou melhor, na planilha.

 

Mas antes disso vamos lembrar que, quando a empresa começa, o número de clientes ainda é pequeno. Por isso o cadastro ainda não é necessário. Entretanto, ao passo que a empresa cresce, é fundamental usar essa ferramenta para otimizar o relacionamento e monitorar os processos.

 

Então a dica de ouro para quem está nessa situação é usar um CRM (Customer Relationship Management). Em português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

 

Quer mais uma boa notícia? Não é preciso gastar nada para ter um CRM. Há uma infinidade de ferramentas gratuitas na internet. É certo que as versões não pagas têm limite de cadastros, mas ainda assim é viável para o seu negócio.

 

Porém se você quer uma coisa mais simples, pode usar um arquivo em Word ou Excel (mais indicado) no seu computador. Basta dedicar alguns momentos para iniciar, alimentar e atualizar a listagem de clientes.

 

Como organizar a listagem da minha clientela?

 

Seja uma lista em Word, em Excel ou um CRM, a regra número 1 ao fazer ou atualizar o seu cadastro de clientes é a “organização”.

 

Sabe aquele mercadinho que tem há anos no seu bairro? O cadastro de clientes dele pode ser a boa e velha caderneta, com nome, telefone e endereço do freguês.

 

Entretanto, é bom profissionalizar a gestão da listagem para aprimorar o relacionamento com o cliente e, consequentemente, vender mais e melhor.

 

Caso a empresa já seja de médio e grande porte e necessite atualizar o cadastro de clientes, é importante ter uma listagem única. Portanto reúna as listas de todos os departamentos numa só.

 

Após consolidar as planilhas numa única listagem, comece a tratar a base de dados. Se for utilizar uma planilha de Excel, é possível mesclar os itens para evitar que os nomes de clientes sejam duplicados.

 

Mas calma! A própria ferramenta faz isso. Basta ter um conhecimento técnico de todos os benefícios que o programa oferece.

 

Aqui é interessante abrir um parêntese. Seu cadastro de clientes pode ser formado por pessoas físicas ou jurídicas. Em síntese, a organização da listagem será a mesma. Somente alguns itens serão retirados ou acrescentados, como idade (para pessoa física) e porte (para empresas).

 

Em resumo, o importante é você ter uma ferramenta para monitorar a sua listagem para construir um relacionamento e aumentar suas vendas. É claro que você terá que concentrar seus esforços na confecção do cadastro de clientes, porém, a recompensa é certa.

 

Portanto se você tem uma empresa familiar e tem essa, e outras dúvidas de gestão empresarial, conte com o auxílio de uma empresa especializada e renomada, como a Fast Assessoria Financeira. Para conhecer melhor nossos serviços, acesse a página inicial do nosso site.

 

Hygor Duarte - CEO  - Grupo FAST



Data: 08/07/2019




Compartilhar:

Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro
Postes Recentes
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.
Pagamento de contas a prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.