Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa

Fast Assessoria Planejamento financeiro para empresas familiares



Fast Assessoria Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro



Fast Assessoria BPO Financeiro, Captação de créditos, contablidade, redução de custos e precificação



Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa





Como abrir uma filial sem quebrar o caixa da matriz?

Data: 30/09/2019

O sonho de todo empresário é ver a sua empresa prosperar. Nada mais personifica esse progresso do que abrir uma filial. Mas antes de tomar uma decisão tão importante como essa é essencial avaliar as características do negócio, o mercado, os fornecedores e a base de clientes. Crescer é bom, mas se for de maneira saudável é melhor ainda.

 

Portanto você já deve ter ouvido histórias de empresários que estavam indo bem e fracassaram quando resolveram expandir os negócios. Talvez até tenha ficado com trauma e com receio de pensar em abrir uma filial. Mas, calma, com planejamento e as contas colocadas na ponta do lápis é possível ampliar seus projetos e ganhar mais mercado.

 

Aqui a dica de ouro é ter paciência e equilíbrio. De nada adianta ficar ansioso e abrir uma filial pela simples paixão de investir ou para guiar-se pelo ímpeto da ousadia.

 

Afinal, o resultado nada positivo desse tipo de comportamento é quebrar o caixa da matriz e não conseguir deslanchar o sonho da filial. Por isso, acompanhe nossa reflexão no restante deste artigo.

 

Como saber se agora é hora?

 

Muitos empresários se perguntam qual é o melhor momento de investir e ampliar a fatia de mercado. Alguns levam em consideração o comportamento da concorrência, a visão dos analistas de mercado, a opinião de pessoas da família ou simplesmente do feeling de empreendedor.

 

Entretanto, saber a hora certa de investir não é nenhuma receita de bolo, mas também não é algo inatingível, reservado apenas aos gênios da administração.

 

Portanto, para saber a hora certa de expandir os negócios é preciso, em primeiro lugar, ter uma planilha de Excel repleta de números ou, se você é aquele empresário à moda antiga, uma prancheta com muitos cálculos.

 

Afinal de contas, é preciso responder a algumas perguntinhas, como: há quantos meses consecutivos você fecha no azul, qual é o tamanho da sua carteira de clientes, qual é o seu índice de inadimplência, qual é a queda no faturamento nos meses de sazonalidade, qual é o montante do investimento a ser feito na filial, se há capital de juro, qual é a taxa de retorno, qual é o ponto de equilíbrio... Ufa, enfim, é uma série de levantamentos a ser feita antes de sair por aí procurando imóvel para abrir uma filial.

 

A resposta é sim, e agora?

 

Se você está convencido de que agora é a hora de abrir uma filial porque já realizou todos os levantamentos possíveis e recebeu um retorno favorável de pessoas de confiança, então, é hora de planejar a expansão do seu negócio.

 

Digo planejar porque, como bom empresário, você sabe que é importante fazer um planejamento estratégico antes de abrir uma filial. Neste momento você deve verificar aspectos como:

 

  • localização
  • funcionários
  • layout
  • público-alvo
  • divulgação

 

Por isso, a depender do público que você pretende abranger, você escolherá uma determinada região da cidade. Além disso, se você optar pelo e-commerce em vez de uma loja física, você deve estar ciente de que precisará investir (e muito) em marketing digital.

 

Assim, o número de funcionários e os cargos a serem preenchidos também são decisões importantes. Como a empresa começará com faturamento zero, é crucial ter em mente de onde sairão os fundos para cobrir a primeira folha de pagamento. Por isso é tão importante contar com capital de giro.

 

Além do mais, abrir uma filial representa dizer que o padrão de qualidade da matriz será mantido. Isso inclui a padronização do atendimento, os preços praticados, as mesmas formas de pagamento, entre outros aspectos.

 

Não misture pagamentos nem recebimentos  

 

Um detalhe muito importante a ser observado, para não quebrar o caixa do negócio original, é separar bem as contas entre matriz e filial. Afinal, é importante não maquiar o faturamento da filial para, assim, fazer o planejamento adequado.

 

Em resumo, antes de abrir uma filial, leve em consideração aspectos como a solidez do seu negócio e como não comprometer as finanças da matriz.

 

Nós da Fast Assessoria podemos ajudar nesse processo, prestando toda a assessoria financeira necessária. Converse com nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.

 

Hygor Duarte - CEO  - Grupo FAST



Data: 30/09/2019




Compartilhar:

Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro
Postes Recentes
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.
Pagamento de contas a prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.