Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa

Fast Assessoria Planejamento financeiro para empresas familiares



Fast Assessoria Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro



Fast Assessoria BPO Financeiro, Captação de créditos, contablidade, redução de custos e precificação



Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa





Como evitar conflito familiar e manter a empresa em alta?

Data: 29/07/2019

Uma dúvida ou receio que mexe com muita gente é como evitar conflito familiar nos negócios comandados por parentes. Afinal a convivência, as decisões e as discordâncias do cotidiano podem acabar minando uma boa relação entre familiares que enfrentam o desafio de empreender.

 

O dia a dia de uma empresa é um fator de estresse para muitas pessoas. Afinal de contas, o gestor tem que administrar a relação com fornecedores, funcionários e clientes

 

Além disso, o bom administrador precisa ter jogo de cintura para saber lidar com prazos atrasados, inadimplência, juros bancários, mercadorias com defeitos e a exposição nas redes sociais.

 

Agora imagine somar a isso tudo um ingrediente bastante indigesto: o conflito entre parentes. Sabe aquele desentendimento do grupo da família no WhatsApp? Como não transportar esse sentimento para a empresa e contaminar toda a relação de trabalho?

 

Tais briguinhas domésticas, desconfianças, excesso de cobrança ou de privilégios podem e devem ser evitados no ambiente empresarial

 

Crie uma gestão profissional na sua empresa familiar

 

Portanto para não deixar que os assuntos da família se estendam até a mesa de reuniões é fundamental adotar uma gestão profissional e manter o foco na empresa. Isso porque é ela quem merece o centro das atenções e não o “mimimi”.

 

Primeiramente, para evitar conflito familiar na empresa é preciso colocar as cartas na mesa. Deixar bem clara a função de cada um dentro do negócio. A regra da clareza vale também para o planejamento estratégico e as metas de crescimento. Assim, ninguém pode dizer que não foi avisado.

 

Outro passo importante, que deve ser priorizado, assim como a clareza das tarefas e decisões, é o planejamento. Quando se sabe o caminho que a empresa deve percorrer em determinado período, como ela deve chegar do ponto A ao ponto B, não se abre brecha para discussões e conflitos.

 

Contratar parentes é possível

 

Outro passo fundamental para evitar conflito familiar no empreendimento é relevar as diferenças que afetam os sócios. Muitas vezes um irmão não se dá bem com a cunhada ou com a sobrinha, mas precisa ter equilíbrio e profissionalismo para tocar a empresa junto com o outro irmão. Então, a regra é deixar as intrigas domésticas do lado de fora da porta da empresa.

 

Nesse contexto, não é proibido contratar parentes para trabalharem na empresa familiar. Mas eles precisam demonstrar competência para exercer o cargo e não apenas agradar a um dos sócios.

 

E, ao falarmos em sócios, também é interessante que a entrada de um agente externo, como um sócio que não faça parte do círculo familiar, seja debatida previamente entre os atuais gestores. Eles devem colocar na balança até que ponto esse novo sócio vai promover o crescimento do negócio.

 

Falta de controle financeiro pode ser um estopim

 

Mas suponhamos que todos esses conselhos para evitar conflito familiar serão seguidos. Porém o controle financeiro da empresa será negligenciado. O fracasso será certo!

 

Em resumo, fazer investimentos com o pé no chão, contratar novos funcionários ou abrir uma nova filial é importante para subir degraus e manter a empresa em alta. Porém, é preciso que todos os investimentos estejam alinhados com o planejamento estratégico do negócio.

 

Agora que você já sabe muito bem a importância de evitar conflito familiar na empresa, conheça melhor os serviços oferecidos pela Fast Assessoria Financeira. Somos uma empresa especializada no atendimento de demandas de empresas familiares. Clique aqui e saiba mais.

 

Hygor Duarte - CEO  - Grupo FAST



Data: 29/07/2019




Compartilhar:

Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro
Postes Recentes
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.
Pagamento de contas a prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.