Assessoria

Assessoria Financeira Sorocaba Consultoria Financeira Sorocaba Organização Financeira Sorocaba



Consultoria Empresarial Sorocaba Franquia Financeira Sorocaba Redução de Custos Sorocaba



Assessoria Financeira Sorocaba Consultoria Financeira Sorocaba Organização Financeira Sorocaba



Consultoria Empresarial Sorocaba Franquia Financeira Sorocaba Redução de Custos Sorocaba



Confira 6 benefícios da terceirização para o seu negócio


Confira 6 benefícios da terceirização para o seu negócio Consultoria Empresarial Sorocaba Franquia Financeira Sorocaba Redução de Custos Sorocaba

A terceirização de serviços tem sido adotada cada vez mais por empresas de todos os portes e segmentos. A prática aumenta o foco, a produtividade e os resultados das corporações. Mas se você ainda está em dúvida, leia este artigo e confira os motivos que levam as empresas a buscarem essas parcerias.

 

Em primeiro lugar é importante lembrar que a terceirização é legal e mais vantajosa do ponto de vista econômico em relação à contratação de funcionários qualificados para todas as áreas da empresa.

 

Então se você quer conhecer agora mesmo as seis principais vantagens dessa prática fique atento aos argumentos seguintes. Depois avalie a possibilidade de contratar aqueles serviços nos quais a sua empresa apresenta as maiores carências.

 

1. Core business

 

É a parte central de um negócio, definida a partir do posicionamento no mercado. Todo empreendimento, portanto, precisa ter um foco definido no seu core business para manter-se competitivo no mercado. A terceirização favorece esse conceito, pois com ela os serviços de suporte, considerados secundários para o objetivo principal do negócio, podem vir de fornecedores especializados. Assim, a principal vantagem dessa prática é permitir que a empresa concentre seus esforços naquilo que realmente é o sentido da sua existência. Os demais serviços, de apoio e infraestrutura, são contratados de outras empresas que, por sua vez, também têm seu core business.

 

2. Menos burocracia

 

Todo empresário sabe o peso de uma contratação e de um desligamento de um colaborador na folha de pagamento. Por mais que valorize o capital humano da empresa, ele entende que manter funcionários dos serviços de suporte pode se tornar muito oneroso devido à legislação trabalhista que impõe o pagamento de férias, abonos diversos e 13º salário. Além dos custos em si, existem os procedimentos padrão do Departamento Pessoal que também acabam exigindo atenção. Por fim o empregador ainda precisa se preocupar com o treinamento e o desenvolvimento desses colaboradores. Com a terceirização, todo esse ônus fica com a empresa contratada.

 

3. Mais produtividade

 

Ainda com relação ao capital humano, a terceirização de serviços nas empresas favorece o aumento da produtividade. Isso ocorre por dois motivos principais: primeiro porque os funcionários celetistas podem se concentrar nas atividades do core business. E segundo porque os colaboradores terceirizados exercem seu ofício conforme as metas e o treinamento recebido na empresa de origem.

 

4. Especialização

 

Sendo assim, outro benefício da prática é a especialização. Ao contratar uma empresa para prestar serviço numa determinada área, como assessoria financeira, ela já vem com todo o know-how, com cases de sucesso no seu histórico e a experiência de mercado tão desejada pelos gestores. Assim aumenta-se a assertividade e a garantia de um bom serviço.

 

5. Priorizar investimentos

 

Dependendo da área que se terceiriza numa empresa, o gestor pode ficar despreocupado com relação a investimentos. Ao se contratar uma empresa de guarda de documentos, por exemplo, não é preciso investir num arquivo físico ou numa sala específica para a armazenagem e controle. Ao se contratar uma empresa de Tecnologia da Informação não será mais necessário investir em treinamentos da equipe interna. Sendo assim, há uma canalização dos investimentos nos pontos fortes da corporação.

 

6. Otimizar o tempo dos gestores

 

Os contratos de terceirização têm prazos determinados de duração. Se tudo correr bem (o que é o mais esperado), os gestores dedicarão um certo tempo apenas no momento da contratação, devido às cotações, buscas por referências e reuniões de alinhamento. No decorrer dos serviços, os gestores economizam suas energias e, mais uma vez, podem se dedicar naquilo que realmente sabem fazer.

 

Saiba mais sobre a terceirização

 

A terceirização de serviços começou a ser adotada nos países mais desenvolvidos após a 2ª Guerra Mundial. Empresas bélicas precisavam se dedicar à fabricação de armamentos devido à ameaça constante do contexto da Guerra Fria. Assim, começaram a contratar outras empresas para desenvolver os serviços de apoio, como administração e limpeza.

 

O modelo se firmou. Hoje, apesar dos objetivos serem bem diferentes, as companhias continuam terceirizando serviços pela praticidade e qualidade das prestadoras de serviços.

 

Um detalhe no cenário brasileiro foi a Lei 13.429, sancionada em 2017 pelo então presidente Michel Temer, que ficou conhecida como a Lei da Terceirização.

 

Antes da lei só poderiam ser terceirizadas as atividades-meio das empresas, ou seja, aquilo que não fazia parte do DNA da empresa. Mas com a nova legislação as corporações começaram a contratar outros CNPJs para o desenvolvimento das atividades-fim, que estão no escopo das funções da empresa.

 

Isso fez com que as parcerias se fortalecessem e se criassem novas oportunidades de negócios, aquecendo a economia.

 

Identifique o melhor momento para contratar

 

Depois de ver todos os benefícios da contratação de uma empresa terceirizada, agora você deve estar se questionando: uma terceirização sai caro para a minha empresa, qual é o melhor momento de terceirizar, como poderei saber se o fornecedor é qualificado, como irei prever que ele entregará o serviço contratado?

 

Esses receios são perfeitamente naturais. Eu, Hygor Duarte, sou empresário e mentor empresarial de empresas familiares e já vi muitos empreendedores com as mesmas dúvidas.

 

Nesse sentido, a orientação é avaliar os setores em que a empresa tem mais carência e, ao mesmo tempo, possui mais dificuldades para tocar devido à falta de mão de obra, à necessidade de treinamento ou de um investimento em específico.

 

Se a principal dor está no marketing, é interessante considerar a contratação de uma agência especializada. Se o principal problema é o setor de facilities, deve-se fazer uma cotação com as empresas que atendem corporações do mesmo porte da sua.

 

O importante é buscar referências e cases de sucesso da empresa que se deseja contratar, bem como conversar e sentir que há um canal aberto para buscar esclarecimentos das dúvidas que surgiram ao longo do contrato.

 

Para concluir, a terceirização possibilita a dedicação à atividade principal da corporação, evitando o gasto desnecessário de energia e recursos com setores que podem ser supridos por empresas parceiras com uma proposta profissional.

 

Nesse sentido, a FAST Assessoria, instalada em Sorocaba-SP, é reconhecida pela prestação de serviços em empresas de pequeno e médio porte na área financeira. Para conhecer melhor nossos serviços acesse nosso site e agende uma visita dos nossos consultores.

 

Hygor Duarte

CEO do Grupo Fast, empreendedor e mentor empresarial, professor de cursos preparatórios para certificações Anbima, palestrante, pai de autista e idealizador do Programa 33 



Data: 24/02/2020




Compartilhar: