Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa

Fast Assessoria Planejamento financeiro para empresas familiares



Fast Assessoria Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro



Fast Assessoria BPO Financeiro, Captação de créditos, contablidade, redução de custos e precificação



Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa





Comece 2020 com o planejamento financeiro da sua empresa pronto

Data: 18/11/2019

O planejamento financeiro da sua empresa para o ano de 2020 já está pronto? Não? Calma, não é preciso se desesperar. Mas comece o quanto antes. Com base no histórico e nas metas para 2020, coloque no papel, mês a mês, como as finanças da sua empresa devem se comportar.

 

Ninguém consegue prever o futuro, não é mesmo? Mas com um bom planejamento financeiro é possível reduzir os riscos num mercado de incertezas.

 

Se você está começando um negócio agora, pretende iniciar em 2020 ou ainda se já é experiente, mas apanhou muito no quesito finanças empresariais, a hora é agora. E se não quer se arriscar a fazer tudo sozinho, considere a possibilidade de contratar uma empresa especializada em assessoria financeira.

 

Pare de procrastinar e priorize o planejamento financeiro

 

Portanto, para começar o ano que vem com o pé direito, pare de procrastinar! Afinal, o sucesso do seu negócio depende unicamente de você, que está à frente da gestão.

 

O primeiro passo é analisar o histórico (se o tiver) das despesas fixas e variáveis, custos de operação e entrada de receita. Para isso, ter um controle do fluxo de caixa é vital para as finanças da sua empresa.

 

Por isso, coloque numa planilha as despesas mensais com pagamento de impostos, pro-labore, aluguel, água, luz, telefone, segurança privada, marketing etc. A planilha, portanto, deve ser alinhada ao perfil do seu negócio.

 

Projete também as principais entradas de receita. Se você tem renda recorrente, com clientes fixos, é mais fácil ter uma certa previsibilidade. Porém, se as vendas são esparssas tenha um histórico, considerando especialmente a sazonalidade.

 

Defina as metas da sua empresa para 2020

 

Paralelamente, defina suas metas para 2020. Entre os exemplos estão:

 

- Aumentar as vendas em 20%;

 

- Quitar empréstimos anteriores;

 

- Fazer uma reforma;

 

- Ter um novo site;

 

- Aumentar o número de funcionários em 15%;

 

- Abrir uma filial.

 

Logicamente que suas metas vão depender das características do seu negócio e de como o mercado está propício ou não para o seu segmento. Por isso, o recomendado é fazer um planejamento financeiro num cenário otimista, outro num cenário realista e outro num cenário pessimista.

 

Sem dinheiro nenhuma empresa sobrevive

 

Assim, com os pés no chão e bem embasado, você tomará decisões mais assertivas e reduzirá os riscos do seu negócio. Afinal, sem dinheiro em caixa nenhuma empresa sobrevive.

 

Para auxiliá-lo nesse processo de confecção do planejamento financeiro, uma boa saída é recorrer às metodologias mais usadas no mundo dos negócios, como as análises 5W2H e SWOT. Veja mais detalhes nos tópicos:

 

- 5W2H: a metodologia permite desenhar as diretrizes da empresa tendo como norte os seguintes questionamentos: What (o que será feito); Why (por que fazer); Where (onde será feito); When (quando será feito); Who (quem ficará responsável); How (qual método será utilizado); e, finalmente, How much (quanto irá custar). 

 

- SWOT: a análise permite mostrar-lhe claramente quem é sua empresa e a posição que ela ocupa, dando sinais do que deve ser melhorado. Portanto, a sigla representa Strengths (Forças); Weaknesses (Fraquezas); Opportunities (Oportunidades); e Threats (Ameaças).

 

Nesse sentido, para concluir, não deixe para fazer o planejamento financeiro da sua empresa em 2020, pois isso pode comprometer os resultados. Tenha clareza de onde pretende chegar, quanto isso irá custar e o como vai melhorar os seus rendimentos.

 

Para começar 2020 com o pé direito, considere contar com a ajuda de uma empresa especializada ainda em 2019. Conheça os serviços da Fast Assessoria Financeira, sediada em Sorocaba-SP, e como eles podem se encaixar no seu negócio.



Data: 18/11/2019




Compartilhar:

Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro
Postes Recentes
Pagamento de contas à prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Amigo empreendedor, você tem salário?
A importância da definição do salário para o empreendedor.
A importância do controle financeiro na crise (e fora dela)
Quando o assunto do momento é crise financeira em decorrência do reflexo da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo, o melhor antídoto é o controle financeiro. Para saber mais sobre como controlar a entrada e saída do seu caixa, leia este artigo.
Pagamento de contas à prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Amigo empreendedor, você tem salário?
A importância da definição do salário para o empreendedor.