Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa

Fast Assessoria Planejamento financeiro para empresas familiares



Fast Assessoria Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro



Fast Assessoria BPO Financeiro, Captação de créditos, contablidade, redução de custos e precificação



Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa





Controle o fluxo de caixa para garantir o sucesso da sua empresa

Data: 25/11/2019

A receita de sucesso das empresas que sobrevivem a crises é o controle do fluxo de caixa. Afinal, ele funciona como um espelho da sua gestão. Se você fez a lição de casa, a saúde financeira da sua empresa seguirá bem. Portanto, para entender melhor a importância desse monitoramento, leia este artigo até o final.

 

Primeiramente, o fluxo de caixa é o movimento de receitas e despesas do caixa de uma empresa. Embora pareça simples, ele é o resultado de todo um trabalho de planejamento, de tomada de decisões e de registros rigorosos.

 

Desse modo, do velho caderninho de anotações até os programas de gestão on-line, o controle do fluxo de caixa deve fazer parte da rotina de qualquer empreendimento, independentemente do seu faturamento.

 

Fluxo de caixa é o raio-x da sua empresa

 

Portanto, o fluxo de caixa é o verdadeiro raio-x do negócio. Tanto é verdade que muitas vezes o empresário está feliz por acreditar que tem faturado alto, mas quando vai fazer as contas no final do mês percebe que está no vermelho.

 

Se você pensa que isso só acontece com os outros, coloque tudo na ponta do lápis, se é um pequeno empresário, ou ouça com atenção o seu gerente financeiro.

 

Conforme esse pensamento, comece por analisar os indicadores. O saldo negativo é prejudicial, pois pode levar a empréstimos, corte brusco nas despesas, redução da equipe, rompimento com fornecedores e, o pior de tudo, dívidas.

 

Já o saldo positivo, quando muito alto, também pode indicar uma falha de gestão, já que o dinheiro excedente poderia estar sendo usado num plano de investimento ou num projeto de expansão para que o dinheiro não fique parado.

 

Descontrole do fluxo de caixa deve ser corrigido

 

Mas e quando o caixa da sua empresa é uma verdadeira casa da Mãe Joana e você não sabe afirmar se o saldo do caixa, ao final do mês, está no azul ou no vermelho?

 

O primeiro e importantíssimo passo, nesse sentido, é o monitoramento imediato. Cada centavo que entra e que sai da empresa deve ser anotado. Faça um diagnóstico da sua real situação e das necessidades da sua empresa para definir o período de análise, ou seja, se o controle deve ser semanal, quinzenal ou mensal.

 

Dessa forma, não é tão prejudicial se você fechar no vermelho um ou mais dias, porém, é imprescindível fechar no azul ao final do período analisado.

 

Isso quer dizer que não adianta você vender muito se, paralelamente, gastou muito. Sua empresa pode faturar, por exemplo, R$ 20 mil num período, porém, você teve que gastar R$ 20 mil para chegar a esse volume de vendas. Nesse exemplo não houve prejuízo, mas também não houve lucro.

 

Ainda dentro desse diagnóstico, você precisa ter anotado se a receita entrará no mesmo mês em que ocorreu a despesa. Ou seja, você comprou uma mercadoria à vista, mas vendeu a prazo. Então, certamente, haverá um desequilíbrio que precisa ser recompensado com outras receitas.

 

Adie o pagamento e encurte o recebimento

 

Por isso, uma dica para empresários sobre o fluxo de caixa é adiar, no que for possível dentro do seu poder de negociação, o prazo de pagamento dos seus fornecedores.

 

Por outro lado, você deve encurtar o prazo de recebimento dos seus clientes, para garantir que haja o movimento do seu fluxo de caixa. Bem como é necessário reduzir o tempo de inventário, ou seja, o tempo em que o seu produto ou serviço leva para ser vendido.

 

Para concluir, muitas empresas que têm alto faturamento acabam quebrando por falta de controle de fluxo de caixa. Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, conte com uma assessoria especializada em planejamento financeiro. A Fast Assessoria Financeira, com sede em Sorocaba-SP, atua justamente nesta área. Para saber mais, acesse a nossa página de serviços.

 

Hygor Duarte

CEO do Grupo Fast



Data: 25/11/2019




Compartilhar:

Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro
Postes Recentes
Pagamento de contas à prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Amigo empreendedor, você tem salário?
A importância da definição do salário para o empreendedor.
A importância do controle financeiro na crise (e fora dela)
Quando o assunto do momento é crise financeira em decorrência do reflexo da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo, o melhor antídoto é o controle financeiro. Para saber mais sobre como controlar a entrada e saída do seu caixa, leia este artigo.
Pagamento de contas à prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Amigo empreendedor, você tem salário?
A importância da definição do salário para o empreendedor.