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Networking: conecte-se com quem fala com seu cliente antes de você

Sabe aquele cliente ideal? Como chegar até ele sem parecer invasivo? E, o melhor, fazer com que ele lhe dê atenção? Existem muitas técnicas de prospecção, contudo o networking acaba sendo mais do que uma estratégia de vendas do seu produto, serviço ou marca. Consiste, como o próprio nome sugere, numa rede de empreendedores dispostos a promover um ambiente colaborativo e, como consequência, fazer novos negócios.

 

Pense comigo: quem fala com seu cliente antes de você? Contadores, consultores, advogados, especialistas em comunicação, empresas de tecnologia da informação, agências de recursos humanos, entre outros.

 

Dependendo do seu segmento e do seu público-alvo, há potenciais parceiros de negócio que nem se quer você conhece pessoalmente. Que tal, então, aproximar-se dessas pessoas? Mas esqueça a velha apresentação por e-mail ou o despejo de cartões de visita em eventos.

 

Saiba mais neste artigo como usar sua rede de contatos de modo estratégico para melhorar a percepção da sua empresa, ajudar e ser ajudado.

 

Network e networking: veja a diferença

 

O termo vem do inglês e tem significado muito parecido. Em suma, network vem de net (rede) e work (trabalho). Network, portanto, é a sua rede de contatos. Já o networking é a atividade de cultivar essa rede.

 

Uma teoria da psicologia, trabalhada em 1967, chama-se “The small world problem”, ou algo parecido como “O problema do mundo pequeno”. Ela defende que todos nós estamos a apenas seis pessoas de distância de qualquer outra pessoa do mundo.

 

Portanto você que está lendo este artigo está a seis pessoas do presidente da República ou de uma mulher rendeira do Nordeste. Essa conexão, embora pareça surreal, pode se concretizar através da rede de relacionamentos mantida por você e seus contatos.

 

Novos clientes: como chegar até eles com a sua rede de contatos

 

Voltando à pergunta inicial do artigo: quais pessoas falam com seu cliente antes de você? Eu, Hygor Duarte, como mentor empresarial, aprecio muito este assunto, até porque trabalho o networking diariamente. Então eu percebo que muitos clientes meus não desenvolvem a sua rede de relacionamentos e deixam de fechar negócios.

 

Primeiramente é importante saber o que não fazer em se tratando de networking. Sabe aquelas pessoas que se acotovelam entre si para distribuir cartões de visita num evento? Ou ainda aquelas que não respondem um e-mail de apresentação ou não têm tempo para marcar um café com um possível fornecedor (que pode lhe indicar a um possível cliente)?

 

Essas pessoas não enxergam o potencial de uma rede de contatos. Querem apenas vender, vender e vender. Em primeiro lugar, selecione possíveis parceiros de negócios, encontre-se com eles, busque conhecer melhor os seus ramos de atividades e procure ser útil.

 

Ao começar a adotar essa nova percepção, você verá que ela, aos poucos, estará intrínseca nas suas ações. Quando alguém disser que está precisando de um fornecedor, você certamente terá alguém para indicar. Assim também a sua rede de relacionamentos fará quando perceberem que um cliente necessita dos seus préstimos.

 

Para concluir, pratique o networking no seu dia a dia. Não feche suas portas para quem está ao seu redor. Uma indicação importante pode vir daquele que você menos espera.

 

Se você gostou dessa reflexão, aproveite para curtir minha página no Facebook e receber mais informações relevantes sobre o mundo empresarial.

 

Hygor Duarte

CEO do Grupo Fast, empreendedor e mentor empresarial, professor de cursos preparatórios para certificações Anbima, palestrante, pai de autista e idealizador do Programa 33






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