O final do ano está chegando. Além do pagamento do 13º salário, que permite mais dinheiro em circulação, o governo federal fez a liberação do FGTS do trabalhador. Então, surge a chance de você empresário, especialmente do setor de varejo, potencializar as vendas com promoções que estarão de olho no dinheiro extra do consumidor.
Nesse sentido, o saque extraordinário do FGTS começa no dia 13 de setembro e prossegue até 30 de março de 2020. O governo federal está prevendo injetar até R$ 30 bilhões na economia brasileira somente neste ano. Sem contar os R$ 12 bilhões que estarão em circulação em 2020 devido à medida.
É claro que o saque não é obrigatório, mas como brasileiro ama um dinheiro extra, é bem provável que esse montante seja alcançado. Se isso acontecer, a previsão do governo é aumentar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,81% para 1,1%.
Veja como sua empresa pode se beneficiar
Mas você deve estar pensando: como o caixa da minha empresa pode se beneficiar dessa medida? A oportunidade bate à porta!
Se você não é acostumado a fazer promoções, por uma política adotada pela empresa, mantenha seu planejamento se as justificativas forem coerentes.
Mas se você costuma explorar o marketing tradicional ou o marketing digital e ainda desenvolver promoções de acordo com a onda da vez, é hora de aproveitar o momento.
É certo que muitos consumidores irão utilizar o dinheiro extra, que pode chegar a R$ 500 por conta do FGTS para quitar dívidas. Aliás, foi isso que aconteceu em 2017, quando o governo federal liberou R$ 44 bilhões em saques extraordinários de contas inativas do FGTS. Na época, segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, 37,7% das pessoas usaram o recurso para pagar dívidas.
Quem está sem dívidas, gastará no comércio
No entanto, quem está no azul, certamente irá utilizar o recurso para adquirir algum bem no varejo. Por isso, avalie as formas de promoção que podem ser feitas:
- descontos promocionais: abatimentos dos preços normais
- cupons: incentivo que oferece vantagens aos clientes
- brindes: pequenos mimos dados no ato da compra
- sorteios: um estímulo dado ao consumidor que efetivou a compra
É claro que, independentemente da promoção escolhida para chamar a atenção do consumidor que recebeu a liberação do FGTS, é recomendado realizar uma campanha de marketing. Afinal, a fase de atração é uma das mais importantes do processo.
Nesse sentido, você pode usar o marketing tradicional, com o uso de banners e a distribuição de panfletos, por exemplo. Ou ainda o marketing digital, com anúncios nas redes sociais e envio de e-mail marketing para a sua base de clientes.
O importante é realizar a campanha pensando em métricas que poderão avaliar o desempenho de cada real investido para chamar a atenção do seu público-alvo.
Determine prazos para a sua promoção
Outro conselho é não prolongar a promoção por muito tempo. Afinal, um dos elementos decisivos na hora da venda é gerar o sentimento de escassez no consumidor. Se o seu cliente sabe que a promoção irá durar até março de 2020, por exemplo, quando ocorrerá a data final para o saque do FGTS, ele certamente irá desistir da compra no meio do trajeto.
Em resumo, a liberação do FGTS vai injetar dinheiro novo no comércio. Especialmente para quem vende produtos no varejo com ticket baixo e médio, esta é a hora para potencializar as vendas e aumentar o faturamento.
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Hygor Duarte - CEO - Grupo FAST
Data: 09/09/2019