Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa

Fast Assessoria Planejamento financeiro para empresas familiares



Fast Assessoria Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro



Fast Assessoria BPO Financeiro, Captação de créditos, contablidade, redução de custos e precificação



Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa





Qual foi o último curso que você fez? Veja como ser um empresário atualizado!

Muitos empresários se preocupam com a qualificação dos seus funcionários, mas deixam de lado a sua própria capacitação. Devido à agenda cheia e à dificuldade de se ausentar da empresa, esses empresários acreditam que fazer um curso para aprimorar seus conhecimentos e habilidades é algo inatingível. Mas veja neste post dicas simples de como ser um empresário qualificado.

 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre que faculdade fazer para ser um empresário. Posso dizer que há grandes empreendedores de sucesso que não têm diploma superior, como Mark Zuckerberg (dono do Facebook), Samuel Klein (Casas Bahia), Silvio Santos (SBT) e por aí vai.

 

Mas se você decidir frequentar uma universidade, até mesmo para satisfazer um desejo pessoal, procure uma graduação ligada às finanças e administração. Certamente os conhecimentos adquiridos nos bancos universitários serão aplicados no seu negócio.

 

Entretanto tome o cuidado de não cair na “obesidade intelectual”, ou seja, ter um excesso de cursos que não servem para nada no dia a dia. Você acabará gastando energia e tempo (e até dinheiro) em conhecimentos que ficarão dispersos.

 

Sendo assim concentre-se naquilo que você quer. Se você deseja conhecer mais sobre marketing digital para adotá-lo na sua empresa, faça cursos sobre o assunto voltados a empreendedores. Este é apenas um exemplo das áreas que você pode se aprofundar.

 

Agora, quer saber os riscos de ficar parado, de não investir no seu conhecimento enquanto empreendedor? Veja a seguir.

 

Por que as empresas fecham? Confira como ser um empresário focado e evitar a falência!

 

Como eu, Hygor Duarte, mentor empresarial e criador do Programa 33 (desenvolvimento de empresários), já disse em outros artigos e nas minhas palestras, o empresário deve se atualizar e estar por dentro das tendências.

 

Tudo isso para ajudar na sua própria consciência enquanto pessoa de negócios e para auxiliar na tomada de decisões na sua empresa.

 

É preciso, portanto, “afiar o machado” para ter o corte certo, para adotar as melhores estratégias de negócio e ter uma empresa saudável do ponto de vista financeiro.

 

Uma pesquisa do Sebrae, que é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, identificou que a falta de conhecimento do empresário é apontada como uma das causas de fechamento de empresas com menos de dois anos de vida no Brasil.

 

Os dados não são recentes, porém ainda são relevantes. Veja a seguir.

 

Principais dificuldades enfrentadas por empresários no primeiro ano de atividade da empresa (nos anos de 2011 e 2012):

  1. falta de clientes (16%);
  2. falta de capital (16%);
  3. falta de conhecimento (12%);
  4. mão de obra (10%);
  5. impostos (10%);
  6. inadimplência (6%);
  7. concorrência (4%);
  8. burocracia (4%).

 

Lembrando que em 2014, segundo o Sebrae, o cenário brasileiro mostrava que a taxa de sobrevivência de empresas com até dois anos de atividade era de apenas 58%. Entre os motivos de fechamento estão os apontados acima.

 

Claramente a falta de conhecimento responde por 12%, porém, se formos pensar bem, a ausência de treinamento e de cursos rápidos de capacitação impactam nos demais motivos apresentados.

 

Mas então como mudar esse cenário? É importante estabelecer metas de participação em cursos, programas de treinamentos e simples palestras. Se você gosta de ler, há inúmeras opções de obras voltadas para empreendedores no mercado literário. Então, mãos à obra!

 

Cadastre-se nos sites de eventos, nas páginas empresariais do Facebook e seja avisado dos principais acontecimentos na sua área. Em resumo, não perca o foco para ser um empresário melhor.

 

E, então, gostou deste artigo? Dê uma passadinha no meu Facebook, curta e acompanhe as novidades do mundo empresarial.

 

 

Hygor Duarte

CEO do Grupo Fast, empreendedor e mentor empresarial, professor de cursos preparatórios para certificações Anbima, palestrante, pai de autista e idealizador do Programa 33 






Compartilhar:

Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro
Postes Recentes
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.
Pagamento de contas a prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.