Chefe ou líder, qual a diferença? Embora as palavras pareçam sinônimas, não é! Veja neste artigo as principais características de cada comportamento. A postura do gestor, nesse sentido, interfere nos resultados do caixa da empresa no final do mês.
Normalmente, empresas familiares são tocadas pelos fundadores ou herdeiros. E geralmente essas pessoas não estudaram as teorias da administração. Elas aprenderam na prática, errando e acertando, a conduzir uma empresa.
Mas à medida que a empresa cresce é preciso recrutar funcionários. E é preciso muito calma nessa hora! Afinal o gestor terá que administrar pessoas diferentes, vindas de criações diferentes, com ideias conflitantes.
É nesse ponto que é importante chegar: como fazer a gestão de pessoas no contexto de uma empresa familiar, quando o proprietário tem outras atribuições e responsabilidades além dessa?
Chefe ou líder: reflita sobre o seu perfil
Inicialmente, muitos empresários acabam assumindo a posição de chefes. Portanto, o chefe é aquele que dá ordens, centraliza as decisões, cobra o cumprimento de metas e age conforme sempre agiu, pois as mudanças parecem não cair bem.
Entretanto, com um pouquinho de leitura sobre o tema e conselhos de pessoas mais experientes, é possível adotar uma postura de líder.
Por falar nisso, o líder é mais aberto a ouvir as opiniões dos liderados, preocupa-se com as aspirações profissionais dos seus funcionários, dá feedback pensando no desenvolvimento do colaborador e sabe manter um clima agradável no trabalho.
Nesse ponto, chefe ou líder ocupam posições antagônicas. Enquanto o chefe preserva o modo mais tradicional de administrar, o líder demonstra uma postura visionária e mais humanizada à frente da equipe.
Como foi dito, o chefe simplesmente dá ordens e cobra resultados, muitas vezes, com uma certa dose de pressão. Enquanto isso, o líder reconhece os talentos dos seus liderados e delega tarefas, cobrando processos em vez de apenas o cumprimento de metas.
Reflexos nas finanças da empresa
Agora que você já absorveu as diferenças de comportamentos entre chefe ou líder, reflita sobre como essas disparidades afetam a saúde financeira da empresa. Especialmente em se tratando de uma empresa familiar, onde na maioria das vezes o faturamento costuma ser modesto.
Perceba, portanto, os principais reflexos de ser um chefe à frente de sua empresa:
- equipe mais propensa à queda na produtividade
- não cumprimento de metas
- funcionários desmotivados
- alta rotatividade de colaboradores
- maiores gastos com rescisões trabalhistas
Agora, vamos às características de uma empresa com uma liderança bem definida:
- maior retenção de talentos
- cumprimento de metas
- bom clima organizacional
- maiores taxas de conversão
Como você notou, uma equipe motivada tende a aumentar o volume de vendas, pois trabalha com prazer e satisfação. Porém, ao contrário, quando o clima está pesado, os processos são afetados e os resultados demoram mais a aparecer.
Nesse sentido, a desmotivação acaba aumentando a taxa de turnover, termo em inglês para representar as admissões e desligamentos de uma empresa. O turnover é hoje a razão da dor de cabeça para muitos gestores.
Entra e sai acarreta em prejuízos
Afinal de contas, o entra e sai de empregados pode comprometer o caixa devido ao volume de pagamento de verbas rescisórias. Outro ponto desfavorável é o tempo que se gasta treinando os novos funcionários. Enquanto não estão devidamente preparados e aptos para a função, existe o risco de queda na produtividade da equipe.
Para encerrar, a saúde financeira da empresa está diretamente relacionada à diferença entre chefe ou líder. Se você é gestor, reveja sua postura visando o sucesso do seu empreendimento.
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Hygor Duarte - CEO Grupo FAST
Data: 16/09/2019