Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa

Fast Assessoria Planejamento financeiro para empresas familiares



Fast Assessoria Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro



Fast Assessoria BPO Financeiro, Captação de créditos, contablidade, redução de custos e precificação



Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa





Ser chefe ou líder: como isso afeta as finanças da empresa

Data: 16/09/2019

Chefe ou líder, qual a diferença? Embora as palavras pareçam sinônimas, não é! Veja neste artigo as principais características de cada comportamento. A postura do gestor, nesse sentido, interfere nos resultados do caixa da empresa no final do mês.

 

Normalmente, empresas familiares são tocadas pelos fundadores ou herdeiros. E geralmente essas pessoas não estudaram as teorias da administração. Elas aprenderam na prática, errando e acertando, a conduzir uma empresa.

 

Mas à medida que a empresa cresce é preciso recrutar funcionários. E é preciso muito calma nessa hora! Afinal o gestor terá que administrar pessoas diferentes, vindas de criações diferentes, com ideias conflitantes.

 

É nesse ponto que é importante chegar: como fazer a gestão de pessoas no contexto de uma empresa familiar, quando o proprietário tem outras atribuições e responsabilidades além dessa?

 

Chefe ou líder: reflita sobre o seu perfil

 

Inicialmente, muitos empresários acabam assumindo a posição de chefes. Portanto, o chefe é aquele que dá ordens, centraliza as decisões, cobra o cumprimento de metas e age conforme sempre agiu, pois as mudanças parecem não cair bem.

 

Entretanto, com um pouquinho de leitura sobre o tema e conselhos de pessoas mais experientes, é possível adotar uma postura de líder.

 

Por falar nisso, o líder é mais aberto a ouvir as opiniões dos liderados, preocupa-se com as aspirações profissionais dos seus funcionários, dá feedback pensando no desenvolvimento do colaborador e sabe manter um clima agradável no trabalho.

 

Nesse ponto, chefe ou líder ocupam posições antagônicas. Enquanto o chefe preserva o modo mais tradicional de administrar, o líder demonstra uma postura visionária e mais humanizada à frente da equipe.

 

Como foi dito, o chefe simplesmente dá ordens e cobra resultados, muitas vezes, com uma certa dose de pressão. Enquanto isso, o líder reconhece os talentos dos seus liderados e delega tarefas, cobrando processos em vez de apenas o cumprimento de metas.

 

Reflexos nas finanças da empresa

 

Agora que você já absorveu as diferenças de comportamentos entre chefe ou líder, reflita sobre como essas disparidades afetam a saúde financeira da empresa. Especialmente em se tratando de uma empresa familiar, onde na maioria das vezes o faturamento costuma ser modesto.

 

Perceba, portanto, os principais reflexos de ser um chefe à frente de sua empresa:

 

  • equipe mais propensa à queda na produtividade
  • não cumprimento de metas
  • funcionários desmotivados
  • alta rotatividade de colaboradores
  • maiores gastos com rescisões trabalhistas

 

Agora, vamos às características de uma empresa com uma liderança bem definida:

 

 

Como você notou, uma equipe motivada tende a aumentar o volume de vendas, pois trabalha com prazer e satisfação. Porém, ao contrário, quando o clima está pesado, os processos são afetados e os resultados demoram mais a aparecer.

 

Nesse sentido, a desmotivação acaba aumentando a taxa de turnover, termo em inglês para representar as admissões e desligamentos de uma empresa. O turnover é hoje a razão da dor de cabeça para muitos gestores.

 

Entra e sai acarreta em prejuízos

 

Afinal de contas, o entra e sai de empregados pode comprometer o caixa devido ao volume de pagamento de verbas rescisórias. Outro ponto desfavorável é o tempo que se gasta treinando os novos funcionários. Enquanto não estão devidamente preparados e aptos para a função, existe o risco de queda na produtividade da equipe.

 

Para encerrar, a saúde financeira da empresa está diretamente relacionada à diferença entre chefe ou líder. Se você é gestor, reveja sua postura visando o sucesso do seu empreendimento.

 

Agora, para ajudar a fazer o planejamento financeiro do seu negócio, conte uma empresa qualificada. Somos a Fast Assessoria Financeira, preparada para aumentar os resultados financeiros do seu empreendimento. Aproveite e navegue em nosso site para saber mais.

 

Hygor Duarte - CEO Grupo FAST



Data: 16/09/2019




Compartilhar:

Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro
Postes Recentes
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.
Pagamento de contas a prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.