Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa

Fast Assessoria Planejamento financeiro para empresas familiares



Fast Assessoria Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro



Fast Assessoria BPO Financeiro, Captação de créditos, contablidade, redução de custos e precificação



Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa





Você revela o faturamento da empresa a seus colaboradores? Cuidado!

O faturamento da sua empresa é um segredo guardado a sete chaves? Ou até a tia de segundo grau do seu colaborador sabe o quanto o seu empreendimento fatura por mês? Eu, Hygor Duarte, mentor empresarial e empresário, trago essa reflexão para você: revelar o faturamento ao time é positivo ou negativo?

 

Primeiramente, essa é uma questão que causa polêmica entre muitos empresários. Certamente se você é empresário hoje em dia, mas já foi celetista, deve se recordar que o seu antigo gestor não informava o faturamento do negócio.

 

Aliás, grande parte dos empresários adota essa prática. A situação do caixa é reservada apenas para o proprietário, sócios ou os responsáveis pelo departamento financeiro e contábil do negócio.

 

Os empresários que não revelam o faturamento à equipe devem pensar: “se o meu colaborador souber quanto a minha empresa fatura, ele vai querer me pedir aumento” ou ainda “agora todo mundo vai saber o quanto o meu negócio fatura”.

 

Portanto, veja a seguir a principal vantagem de revelar o faturamento aos funcionários.

 

Faturamento revelado pode ajudar funcionário a vestir a camisa da empresa

 

Eu faço isso nas minha empresa, a Fast Assessoria Financeira, e acredito fortemente que quando o empresário abre o faturamento aos seus colaboradores eles se sentem parte do negócio.

 

Sendo assim, o funcionário veste mais facilmente a camisa da empresa e fica mais engajado no cumprimento de metas.

 

Afinal, se o colaborador não tem clareza dos números, por que é que ele tentará vender mais e cumprir as metas que lhe são impostas?

 

Fazendo parte do negócio, o funcionário tende a dar o melhor de si para a empresa, a defender a imagem do empreendimento e a se orgulhar da empresa onde trabalha.

 

Mas eu aposto que você deve estar pensando: “e se o meu funcionário achar que eu estou ficando rico e não se esforçar para aumentar os resultados da empresa?”.

 

Primeiramente, se o funcionário está pensando dessa maneira é porque não está suficientemente informado sobre a missão, visão e valores da empresa.

 

Assim, a postura também pode revelar uma insatisfação com relação ao emprego. O gestor deve, portanto, avaliar a permanência desse perfil de empregado na empresa.

 

Empresário pode cobrar sigilo do colaborador quanto ao faturamento

 

Outro aspecto importante é de como fazer o colaborador manter sigilo com relação ao faturamento da empresa. Não que haja algum problema em revelar aos quatro ventos o quanto a sua empresa está vendendo. Mas se você se sentir incomodado é só fazer um contrato de sigilo profissional com a ajuda de um advogado.

 

Lembrando que a revelação do faturamento só configura demissão por justa causa se houver prejuízo comprovado à empresa e má-fé do colaborador, conforme decisões anteriores da Justiça.

 

Portanto, para o empresário que está receoso quanto à reação da equipe ao revelar o faturamento, uma boa saída é abrir os números gradativamente, como o número de vendas realizadas no mês ou os principais clientes.

 

Em resumo, é bom estar ciente de que toda empresa vive momentos bons e ruins. Quando se mostra claramente o faturamento, mês a mês na reunião de fechamento, o time pode sentir empatia e engajamento a fim de trabalhar com foco na retomada dos índices positivos.

 

E você? Informa o seu faturamento aos funcionários? Eu quero saber a sua opinião. Deixe nos comentários.






Compartilhar:

Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro
Postes Recentes
Pagamento de contas à prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Amigo empreendedor, você tem salário?
A importância da definição do salário para o empreendedor.
A importância do controle financeiro na crise (e fora dela)
Quando o assunto do momento é crise financeira em decorrência do reflexo da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo, o melhor antídoto é o controle financeiro. Para saber mais sobre como controlar a entrada e saída do seu caixa, leia este artigo.
Pagamento de contas à prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Amigo empreendedor, você tem salário?
A importância da definição do salário para o empreendedor.