O faturamento da sua empresa é um segredo guardado a sete chaves? Ou até a tia de segundo grau do seu colaborador sabe o quanto o seu empreendimento fatura por mês? Eu, Hygor Duarte, mentor empresarial e empresário, trago essa reflexão para você: revelar o faturamento ao time é positivo ou negativo?
Primeiramente, essa é uma questão que causa polêmica entre muitos empresários. Certamente se você é empresário hoje em dia, mas já foi celetista, deve se recordar que o seu antigo gestor não informava o faturamento do negócio.
Aliás, grande parte dos empresários adota essa prática. A situação do caixa é reservada apenas para o proprietário, sócios ou os responsáveis pelo departamento financeiro e contábil do negócio.
Os empresários que não revelam o faturamento à equipe devem pensar: “se o meu colaborador souber quanto a minha empresa fatura, ele vai querer me pedir aumento” ou ainda “agora todo mundo vai saber o quanto o meu negócio fatura”.
Portanto, veja a seguir a principal vantagem de revelar o faturamento aos funcionários.
Faturamento revelado pode ajudar funcionário a vestir a camisa da empresa
Eu faço isso nas minha empresa, a Fast Assessoria Financeira, e acredito fortemente que quando o empresário abre o faturamento aos seus colaboradores eles se sentem parte do negócio.
Sendo assim, o funcionário veste mais facilmente a camisa da empresa e fica mais engajado no cumprimento de metas.
Afinal, se o colaborador não tem clareza dos números, por que é que ele tentará vender mais e cumprir as metas que lhe são impostas?
Fazendo parte do negócio, o funcionário tende a dar o melhor de si para a empresa, a defender a imagem do empreendimento e a se orgulhar da empresa onde trabalha.
Mas eu aposto que você deve estar pensando: “e se o meu funcionário achar que eu estou ficando rico e não se esforçar para aumentar os resultados da empresa?”.
Primeiramente, se o funcionário está pensando dessa maneira é porque não está suficientemente informado sobre a missão, visão e valores da empresa.
Assim, a postura também pode revelar uma insatisfação com relação ao emprego. O gestor deve, portanto, avaliar a permanência desse perfil de empregado na empresa.
Empresário pode cobrar sigilo do colaborador quanto ao faturamento
Outro aspecto importante é de como fazer o colaborador manter sigilo com relação ao faturamento da empresa. Não que haja algum problema em revelar aos quatro ventos o quanto a sua empresa está vendendo. Mas se você se sentir incomodado é só fazer um contrato de sigilo profissional com a ajuda de um advogado.
Lembrando que a revelação do faturamento só configura demissão por justa causa se houver prejuízo comprovado à empresa e má-fé do colaborador, conforme decisões anteriores da Justiça.
Portanto, para o empresário que está receoso quanto à reação da equipe ao revelar o faturamento, uma boa saída é abrir os números gradativamente, como o número de vendas realizadas no mês ou os principais clientes.
Em resumo, é bom estar ciente de que toda empresa vive momentos bons e ruins. Quando se mostra claramente o faturamento, mês a mês na reunião de fechamento, o time pode sentir empatia e engajamento a fim de trabalhar com foco na retomada dos índices positivos.
E você? Informa o seu faturamento aos funcionários? Eu quero saber a sua opinião. Deixe nos comentários.