Entre em contato pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa

Fast Assessoria Planejamento financeiro para empresas familiares



Fast Assessoria Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro



Fast Assessoria BPO Financeiro, Captação de créditos, contablidade, redução de custos e precificação



Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa





A importância do controle financeiro na crise (e fora dela)

Quando o assunto do momento é crise financeira em decorrência do reflexo da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo, o melhor antídoto é o controle financeiro. Para saber mais sobre como controlar a entrada e saída do seu caixa, leia este artigo.

 

Por incrível que pareça, muitos empresários não dão a devida atenção ao setor financeiro. Seja pela dificuldade de monitorar o caixa, pela falta de tempo em meio à rotina puxada do dia a dia ou, simplesmente, pela falta de organização.

 

Porém, no momento de crise o controle financeiro se torna imperativo. Afinal, é ele que vai ajudar a sua empresa a passar ilesa do cenário negativo.

 

Portanto, é hora de rever os processos, mapear as despesas fixas e variáveis, pagar ou renegociar as dívidas e se manter firmes para os meses subsequentes ao fim da pandemia.

 

A necessidade de “arrumar a casa”

 

É bom lembrar que as crises são cíclicas, ou seja, elas vêm e vão. Por mais que o impacto do novo coronavírus na economia seja incisivo, devido à paralisação de serviços não essenciais, ele não durará para sempre.

 

Sendo assim, quando a pandemia se findar é importante estar com a “casa arrumada”. Dessa forma, é hora de aproveitar o período para tomar algumas atitudes, como:

  • reorganizar as finanças;
  • criar mecanismos de controle financeiro;
  • separar as contas pessoais das contas da empresa;
  • definir o pró-labore do proprietário e sócios.

 

Sendo assim, a regra é anotar tudo. O ideal, portanto, é ter um software de gestão, no qual você possa controlar entradas e saídas, bem como despesas fixas e variáveis, contas a pagar e a receber e estoque.

 

Contudo, se você não tiver um programa específico, crie pastas e faça planilhas personalizadas. Afinal, você perceberá que com os números na ponta do lápis fica muito mais fácil controlar despesas, bem como reduzir o pagamento de multas e juros por atraso.

 

A urgência de cortar gastos desnecessários

 

Eu, Hygor Duarte, como mentor empresarial e como empresário, conheço a realidade de muitas empresas e sei que muitos gestores querem reduzir despesas e melhorar os resultados.

 

Porém, como você viu acima, é preciso, primeiramente, ter um controle financeiro de tudo que está relacionado ao departamento financeiro da empresa.

 

Do contrário, você corre o risco de estar pagando despesas que poderiam deixar de existir com uma simples ligação ao 0800 de um fornecedor ou uma rápida conversa com o gerente do seu banco.

 

Repare, portanto, na sua conta telefônica. Quais serviços são oferecidos que você realmente utiliza? Reveja seu extrato bancário. Quais taxas (de cheque, de boleto ou de seguro) que estão minando suas finanças todos os meses, sem ao menos você se dar conta.

 

Desse modo, com essas mudanças, na prática, quem sabe você possa construir uma reserva financeira para se municiar dos próximos momentos de crise. Afinal, elas são cíclicas, lembra?

 

Para concluir, o controle financeiro é indispensável. Se você tem um gerente financeiro ou se assumiu o setor, faça um estudo minucioso e mantenha a sua empresa sadia, financeiramente falando.

 

Quer saber mais? Então, curta a página da Fast Assessoria no Facebook e tenha acesso a mais conteúdos importantes para a sua empresa.

 

 

Hygor Duarte

CEO do Grupo Fast, empreendedor e mentor empresarial, professor de cursos preparatórios para certificações Anbima, palestrante, pai de autista e idealizador do Programa 33.

 






Compartilhar:

Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro
Postes Recentes
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.
Pagamento de contas a prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.