Entre em contato pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa

Fast Assessoria Planejamento financeiro para empresas familiares



Fast Assessoria Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro



Fast Assessoria BPO Financeiro, Captação de créditos, contablidade, redução de custos e precificação



Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa





Empresas familiares: como modernizar a administração e melhorar o caixa

As empresas familiares respondem por cerca de 90% da força produtiva do país. Considerando que há exceções, elas foram criadas na maioria das vezes há mais de 20 anos, quando o mundo era bem diferente dos dias de hoje. Então vamos imaginar que o propósito de toda empresa é se manter viva. Mas para um negócio familiar alcançar a longevidade, é preciso se modernizar.

 

Muita gente pode dizer que “em time que está ganhando não se mexe”. Talvez a modernização da administração não seja necessária se a empresa estiver em atividade e, literalmente, sem dever nada para ninguém. Mas a pergunta é: até quando? Por quanto tempo uma empresa vai manter seu lugar no disputado mercado se o seu gerenciamento continua no século passado?

 

Para refletir um pouquinho mais sobre este assunto, eu, Hygor Duarte, empresário focado em negócios familiares e mentor empresarial, preparei este artigo. Acompanhe a leitura. 

 

Gestão moderna: saiba identificar se a sua empresa precisa de um upgrade 

 

Os resultados financeiros não são os melhores? A concorrência cresceu e a sua empresa ficou estagnada? Os funcionários estão desmotivados? Seus colaboradores trocariam a sua empresa apenas por um salário um pouco maior? 

 

Se você, como dono de uma empresa familiar, respondeu sim a essas perguntas é sinal de que a sua empresa vem enfrentando problemas gerenciais. E esses problemas podem não ter começado da noite para o dia. São atitudes (ou a falta delas) que geram desempenhos baixos.  

 

Muitas vezes, especialmente quando se tem sócios, não é possível resolver nada sozinho. É preciso uma conscientização coletiva para buscar a mudança.

 

Também não é possível jogar a responsabilidade nas costas dos funcionários. Eles não têm poder de decisão, por mais que tenham perfis proativos e sejam bastante qualificados. 

 

Nesse sentido, é necessário abrir a mente para novas metodologias, para aceitar uma consultoria que impacte nos processos da sua empresa, para ouvir a sugestão dos funcionários mais capacitados e até mesmo para aprender com a concorrência. Afinal o que o seu concorrente faz que dá certo e você ainda não percebeu?

 

Modernização de empresas familiares: principais dicas 

 

Para modernizar a gestão da sua empresa familiar é muito importante estar aberto a novas ideias e estar firme no propósito de fortalecer o seu negócio para uma eventual sucessão no futuro.

 

Portanto veja algumas dicas que eu selecionei para você introduzir-se no tema.

 

Faça um diagnóstico interno

 

Estude o cenário interno da sua empresa. Ela já está adaptada à transformação digital? Qual estratégia de gestão de pessoas você utiliza? Qual é o modelo de marketing empregado? 

 

A ideia é fazer uma varredura nos seus processos e no modo de gestão para avaliar o que precisa ser atualizado para dar uma nova roupagem à empresa. A partir disso, defina metas e prazos. 

 

Encontre respostas no mercado

 

Nem é preciso lembrar que as coisas mudam. Na era da transformação digital mudam mais rápido ainda. Muitos empresários percebem isso. Do contrário, imagine uma loja de itens de informática vendendo aparelho de fax? Em suma, avalie se o seu produto ou serviço corresponde às expectativas do mercado. Se não estiver alinhado ao público consumidor e às tendências, mude. 

 

Qualifique seus funcionários 

 

Antigamente se pensava que qualificar um funcionário o faria pedir aumento ou migrar para uma empresa melhor. Mas o investimento rende frutos. Afinal uma equipe qualificada continuamente e convivendo em um ambiente propício a mudanças geram o aumento da produtividade e dos lucros. 

 

Concluindo, a empresa que elimina processos antiquados visando a melhor oferta de seus produtos e serviços, com funcionários engajados, só tende a crescer e a se manter no mercado. 

 

Para saber mais sobre este e outros temas acompanhe minhas redes sociais.

 

Hygor Duarte

CEO do Grupo Fast, empreendedor e mentor empresarial, professor de cursos preparatórios para certificações Anbima, palestrante, pai de autista e idealizador do Programa 33 






Compartilhar:

Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro
Postes Recentes
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.
Pagamento de contas a prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.