Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa

Fast Assessoria Planejamento financeiro para empresas familiares



Fast Assessoria Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro



Fast Assessoria BPO Financeiro, Captação de créditos, contablidade, redução de custos e precificação



Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa





Como cortar gordurinhas do caixa da empresa?

Data: 19/08/2019

Você certamente já ouviu falar da história da companhia aérea American Airlines cujo executivo Bob Crandall cortou a azeitona da salada dos voos comerciais e economizou US$ 40 mil por ano, não é mesmo? Verdade ou lenda, essa história se repete em palestras e livros desde os anos 90, sendo um exemplo do quanto as “gordurinhas” do orçamento podem comprometer o caixa da empresa.

 

Afinal de contas, no dia a dia, a maioria das corporações não percebe o quanto representa no orçamento as despesas com copos descartáveis, impressões, luzes acesas em cômodos vazios, diárias de viagens, entre outros.

 

Em época de crise, essas “gordurinhas” extras fazem diferença na hora de pagar os fornecedores e funcionários. Até, quem sabe, planejar um investimento. Portanto, é mais inteligente reduzir despesas do que ser um “mão aberta” frente à administração da sua empresa.

 

Mas como fazer isso de maneira que não comprometa a qualidade dos serviços? Vamos dar alguns conselhos neste artigo. Acompanhe!

 

Conheça os gastos e planeje cortes

 

Responda rápido: você tem uma planilha de despesas fixas e variáveis da sua empresa? Você tem uma lista de fornecedores e faz pelo menos três cotações antes de adquirir um produto ou serviço?

 

Tudo bem que a correria do dia a dia pode acabar minando esse monitoramento financeiro, porém, ela não pode ser desculpa na hora de economizar e usar da maneira mais eficaz possível o dinheiro do seu negócio. Não importa o tamanho da sua empresa, conhecer bem as despesas é o primeiro passo.

 

Portanto, depois de ter todas essas informações em mãos, procure fazer um monitoramento de pelo menos três meses. Ou seja, com esse período de acompanhamento das despesas será mais fácil saber, de fato, que a cada trimestre sua empresa gasta determinado montante com copos descartáveis, por exemplo.

 

A partir disso, verifique o quão necessário é determinado investimento. Somente então planeje cortes.

 

Muitos empresários, em momentos de crise, logo pensam em dispensar funcionários. Porém, há outras saídas. Afinal de contas, é importante refletir se a dispensa de funcionários não irá comprometer a entrega dos produtos ou serviços aos seus clientes.

 

O que cortar no orçamento?

 

O seu plano de telefonia está adequado à realidade da sua empresa ou há serviços pagos que não estão sendo utilizados? A cesta de serviços bancários está coerente com o porte da sua empresa ou existem cobranças escondidas no extrato? Para você que é empresário do varejo, como está o controle do seu estoque?

 

Todos esses questionamentos devem ser feitos por você para que se possa identificar o que pode ser cortado no orçamento para beneficiar o caixa da empresa.

 

Após essa varredura nas despesas fixas e variáveis, veja o que pode ser reduzido ou até mesmo cortado. Para começar, uma boa dica é substituir os copos descartáveis por canecas ou garrafas individuais. Assim, você contribui com o meio ambiente e com o caixa da empresa.

 

Peça sugestões à equipe e líderes

 

Outra recomendação é deixar claro à sua equipe ou aos seus líderes a necessidade de enxugar o orçamento. Estimule seus funcionários a apagar as luzes não utilizadas com recados bem-humorados, a fazerem ligações estritamente necessárias, a darem sugestões de redução de despesas, entre outras medidas.

 

Em resumo, ninguém melhor que você, empresário, deve conhecer melhor as despesas e a necessidade de cortar gastos extras do caixa da empresa.

 

Se você não monitorar toda essa situação, é o mesmo que deixar uma torneira de água pingando, ou seja, é perda de dinheiro na certa!

 

Você precisa de ajuda profissional na hora de monitorar as despesas e fazer cortes de maneira assertiva? Então, conte com a Fast Assessoria Financeira. Somos uma empresa especializada em empresas familiares, localizada em Sorocaba-SP. Fale conosco.

 

Hygor Duarte - CEO Grupo FAST



Data: 19/08/2019




Compartilhar:

Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro
Postes Recentes
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.
Pagamento de contas a prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.