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Como deixar seu pequeno negócio mais lucrativo

Veja neste artigo dicas práticas que podem lhe ajudar a levar mais dinheiro para casa.


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O empreendedor costuma ser um ser solitário. Por isso, muitas vezes sente dificuldade em saber como pode deixar seu pequeno negócio mais lucrativo. Nesse sentido, acaba agindo baseado na intuição, porém, os resultados tardam a chegar. Então, veja neste artigo dicas práticas que podem lhe ajudar a levar mais dinheiro para casa.

 

Primeiramente é importante lembrar que a definição usada para pequeno negócio está muito ligada ao que está na Lei Geral para Micro e Pequenas Empresas.

 

Assim, as microempresas são aquelas que possuem faturamento anual de até R$ 360 mil, enquanto que as pequenas empresas podem faturar de R$ 360 mil até R$ 3,6 milhões por ano.

 

Mas nesse cenário também estão os microempreendedores individuais, que têm regime tributário diferenciado. Eles podem faturar até R$ 81 mil por ano.

 

Então, agora que já relembramos as faixas de faturamento, vamos tratar do aumento de resultados nos pequenos negócios. Afinal, depois de realizar o sonho inicial de montar sua própria empresa, é hora de ver o lucro.

 

Como aumentar os resultados sem grandes investimentos

 

Quando não se tem muita verba para investir em grandes mudanças na empresa, é necessário tomar pequenas atitudes que favoreçam o aumento dos resultados.

 

Obviamente muitos empresários se queixam dos fatores externos, como a queda nas vendas. Entretanto, é possível mudar esse quadro com um plano de negócios bem definido, além de muita disciplina e criatividade.

 

Portanto, veja algumas orientações para aumentar a lucratividade e que se encaixam na maioria dos pequenos negócios:

 

  1. investir pelo menos 5% do faturamento em publicidade;
  2. mudar a vitrine com frequência quando se trabalha com ponto físico voltado ao varejo;
  3. se especializar no seu nicho;
  4. considerar a possibilidade de instalar um ERP (software de gestão empresarial) para controlar os processos e poder tomar decisões mais objetivas;
  5. monitorar o estoque para evitar compras desnecessárias;
  6. comprar mais vezes em quantidades menores para ter maior controle das compras;
  7. concentrar-se num diferencial para vencer a concorrência;
  8. separar as contas pessoais das contas da empresa;
  9. priorizar o fluxo de caixa.

 

Portanto, é preciso ter um olhar mais profissional em todos os setores da sua empresa, independentemente do porte.

 

A importância de contar com uma assessoria financeira

 

Quando ocorre a queda de faturamento, ou ainda, não se consegue aumentar o ticket médio na empresa, acende-se o sinal de alerta. Afinal, quando se tem compromissos financeiros, não se pode aguardar o vento favorável, mas sim partir para a ação.

 

Portanto, muitos donos de pequenos negócios têm procurado serviços de assessoria financeira para ter um diagnóstico preciso da situação atual e possibilidades à vista para deixar as situações de crise e prosperar.

 

O diagnóstico pode revelar o descontrole financeiro, a inexistência do fluxo de caixa, a dificuldade da precificação dos produtos e serviços e muito mais.

 

Para concluir, é essencial entender o momento do seu negócio para verificar quais os próximos passos a seguir. Eu, Hygor Duarte, sou mentor empresarial e empresário. Tenho visto muitas empresas enfrentarem dificuldades que podem ser resolvidas com um olhar mais técnico e profissional.

 

Por isso, a Fast Assessoria tem promovido a saúde financeira dos pequenos negócios. Conheça mais os serviços entrando em contato com os nossos consultores.

 

Hygor Duarte

CEO do Grupo Fast, empreendedor e mentor empresarial, professor de cursos preparatórios para certificações Anbima, palestrante, pai de autista e idealizador do Programa 33.



Data: 16/03/2020




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