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Você está perdendo oportunidades de negócios? Cuidado!


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O bom empreendedor tem faro para negócios. Mas muitas vendas acabam se perdendo ao longo dos dias por falta de atenção. Isso pode fazer uma diferença enorme no caixa no final do mês. Portanto é bom avaliar se você está perdendo oportunidades de negócios para virar esse jogo.

 

Aproveitar sazonalidades, usar canais de atendimento on-line e manter um padrão de qualidade no atendimento ao cliente são algumas recomendações mais que especiais para você fechar bons negócios.

 

Mas por trás de tudo isso há um bom planejamento de estoque, um cronograma de ações e marketing para ser executado durante o ano e uma equipe bem treinada para atender a todos de forma eficaz e rápida.

 

Sendo assim, eu reuni alguns conselhos que podem ser aplicados na rotina da sua empresa. Sou Hygor Duarte, empresário, mentor empresarial e um simples consumidor que vê muitas deficiências na venda de produtos e na prestação de serviços e deseja, de coração, ajudar.

 

Sabe usar a sazonalidade a seu favor?

 

A sazonalidade é a reunião de padrões de resultados de vendas em determinados meses ou épocas do ano, seja ela positiva ou negativa.

 

Uma sorveteria vende mais no verão, enquanto que uma livraria vende mais no começo dos semestres, ao passo que uma chocolateria vende mais na Páscoa e assim por diante.

 

O importante é reconhecer qual é a sazonalidade do seu negócio. Para isso acontecer é preciso ter um controle de fluxo de caixa e de estoque. Não basta apenas programar ações com base no achismo.

 

Sendo assim, veja algumas ações que podem ser tomadas com relação à sazonalidade:

 

- sazonalidade positiva: aumente o estoque, reforce a equipe de produção e de atendimento, crie ações para fidelizar o cliente;

 

- sazonalidade negativa: invista em promoções, diversifique seu mix de produtos e serviços, estabilize o estoque e fique de olho no fluxo de caixa.

 

Procure fazer um planejamento anual destacando os meses de alta e baixa sazonalidade para ter ações preventivas e, assim, não perder oportunidades de negócios.

 

Mantém um canal de atendimento on-line?

 

Com certeza, seu cliente usa redes sociais e aplicativos de mensagem. Então, por que não aproveitar bem esse canal de atendimento? Veja algumas dicas para melhorar sua comunicação no WhatsApp, app que é adotado por mais de 1 bilhão de pessoas no mundo:

 

- tenha um número profissional: não use o WhatsApp pessoal para o atendimento de clientes porque ele possui menos recursos que o WhatsApp Business e impede que você misture mensagens pessoais com profissionais;

 

- estabeleça um horário de atendimento: crie alertas de horário de atendimento sempre que alguém lhe mandar uma mensagem. Por mais que você tenha um e-commerce, as pessoas precisam entender que não podem ter respostas às 3 horas da madrugada, por exemplo;

 

- divulgue o canal: divulgue o número de atendimento profissional nas redes sociais e no próprio site, criando links que levam o cliente direto para o seu número.

 

Aproveite também para ser ágil nas respostas, manter uma linguagem informal e não divulgar spams para não ser bloqueado.

 

Para concluir, não perca oportunidades de negócios nos períodos em que as vendas dos seus concorrentes estão bombando. Seja proativo, crie um planejamento anual e atenda seu cliente como ele (e não você) gostaria de ser tratado.

 

Quer receber mais orientações interessantes? Não deixe de me seguir nas minhas redes sociais e continuar me acompanhando por aqui.

 

Hygor Duarte

CEO do Grupo Fast, empreendedor e mentor empresarial, professor de cursos preparatórios para certificações Anbima, palestrante, pai de autista e idealizador do Programa 33



Data: 10/02/2020




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