Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa

Fast Assessoria Planejamento financeiro para empresas familiares



Fast Assessoria Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro



Fast Assessoria BPO Financeiro, Captação de créditos, contablidade, redução de custos e precificação



Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa





Conflitos entre sócios podem minar as finanças

Data: 26/08/2019

Você tem um sócio e, muitas vezes, bate aquela vontade de chutar o balde? Calma, é preciso muita paciência e sabedoria! Afinal, conflitos entre sócios podem comprometer as finanças empresariais e até mesmo a sobrevivência do negócio.

 

Por isso é importante pensar, em primeiro lugar, nos benefícios da sociedade limitada. Entre as vantagens estão:

 

  1. Maior aporte de dinheiro
  2. Descentralização das decisões
  3. União de esforços
  4. Compartilhamento de ideias
  5. Divisão do trabalho

 

Portanto, quando se firma uma sociedade limitada, o seu empreendimento tende a ganhar mais credibilidade e se fortalecer no mercado, frente à concorrência e aos clientes.

 

Mas como nem tudo é um mar de rosas, os conflitos entre sócios podem surgir em qualquer etapa do negócio.

 

Conflitos mal resolvidos viram grandes problemas

 

Inicialmente, a garra e a vontade de fazer o negócio prosperar superam as discordâncias. As pequenas discussões, as respostas mais atravessadas e os deslizes são prontamente perdoados.

 

Todavia com o passar do tempo, os conflitos entre sócios passam a ganhar contornos. A ponto de uma opinião contrária, uma ausência numa reunião, uma desconfiança infundada virarem, juntas, a gota d’água que faltava para encerrar a sociedade.

 

Assim, para evitar que a situação chegue a este ponto e comprometa toda uma trajetória em prol do empreendimento, é fundamental mudar as atitudes com relação à sociedade enquanto ainda há tempo.

 

Se, por exemplo, um sócio iniciou a sociedade limitada com um aporte maior de dinheiro que o outro, deve entender que ambos têm o mesmo poder de decisão e responsabilidades similares para o sucesso do negócio.

 

Relação deve ser movida pela transparência

 

Os sócios não podem manter sigilo sobre as informações da empresa. Nesse sentido, a transparência é fundamental. Essa regra vale também para quando um dos sócios comete um erro, que não pode ser varrido para debaixo do tapete e sim colocado à mesa.

 

Uma outra maneira de evitar conflitos entre sócios é não extrapolar limites. Assim se um sócio é responsável pela administração, o outro sócio não pode interferir, em todo momento, nas decisões tomadas.

 

Acima de tudo, é importante que os conflitos entre sócios sejam prevenidos com uma relação permeada de sinergia, termo emprestado da fisiologia que representa cooperação, ação simultânea e esforço coletivo.

 

Do contrário, a relação contenciosa numa sociedade limitada tende a gerar problemas no dia a dia da empresa. Da formação de preço até a definição de descontos. Da estratégia de marketing até o processo de vendas. Da demissão de funcionários até a ampliação da equipe.

 

Diferenças superadas para preservar o caixa da empresa

 

O coração da empresa, que é o caixa, é inevitavelmente afetado com os conflitos entre sócios. Tanto é verdade que uma pesquisa do Sebrae identificou que as desavenças na sociedade são responsáveis por, pelo menos, 7% dos registros de empresas que encerram as atividades nos primeiros cinco anos de abertura.

 

Em se tratando de empresas familiares, esse cuidado deve ser ainda maior, pois os conflitos entre sócios acabam respingando nas relações familiares.

 

Se você tem um sócio e percebeu, através da leitura deste artigo, que a relação está correndo o risco de ficar conflituosa, recorra a uma assessoria financeira. A Fast Assessoria Financeira está situada em Sorocaba e oferece soluções para melhorar os resultados de empresas familiares.

 

Fale com nossos consultores clicando aqui.

 

 

Hygor Duarte - CEO Grupo FAST



Data: 26/08/2019




Compartilhar:

Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro
Postes Recentes
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.
Pagamento de contas a prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Empresa sem controle financeiro: perigo à vista
Dirigir uma empresa sem um controle financeiro é como dirigir um carro, à noite, com os faróis desligados.
FALTA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA
O que acontece normalmente com uma empresa que está sem dinheiro em caixa? Em vez de ela trabalhar com o dinheiro do cliente, é o cliente que trabalha com o dinheiro dela.