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Não deixe para amanhã o planejamento que você pode fazer hoje


Não deixe para amanhã o planejamento que você pode fazer hoje Consultoria Empresarial Sorocaba Franquia Financeira Sorocaba Redução de Custos Sorocaba

Tudo bem que o ano-novo já passou e que estamos chegando ao carnaval. Mas, se é verdade ou não que o ano começa em março, ainda dá tempo de fazer o planejamento da sua empresa.

 

Afinal o planejamento ajuda a mitigar os riscos. Quando não se sabe para onde vai, nem como, a ameaça de fracasso é constante. Por conta disso a maioria dos empresários realiza a relação de objetivos e metas antes da virada do ano.

 

Porém o planejamento tardio é melhor que nada. Ele pode indicar o que a sua empresa pode fazer para crescer em momentos desfavoráveis, possíveis investimentos, contratação de pessoal e mudança de posicionamento, entre outros caminhos.

 

Sendo assim, para reconhecer o valor do planejamento, os prazos de execução e como colocar tudo isso em prática para o sucesso do seu negócio, siga na leitura deste post.

 

Conheça seus pontos fortes e fracos

 

Antes de elaborar o planejamento estratégico da sua empresa é importante saber quem ela é, qual é a sua posição, como está o mercado e os seus principais concorrentes.

 

Uma ferramenta muito utilizada é a análise SWOT. Ela é importante porque indica quais as pedras no caminho da sua trilha ao sucesso, mas também os seus potenciais. Confira:

 

- Strenghts (forças): são os potenciais da sua empresa frente ao mercado e à concorrência. Exemplos: localização, tradição e qualificação da equipe;

 

- Weaknesses (fraquezas): são os pontos negativos da sua empresa, como o fato de a empresa ser pouco conhecida;

 

- Opportunities (oportunidades): são fatores externos do mercado que favorecem o crescimento do consumo dos seus produtos ou serviços;

 

- Threats (ameaças): são os elementos ou cenários desfavoráveis ao seu negócio.

 

Note que as forças e fraquezas fazem parte do ambiente interno e, portanto, podem ser mudadas por sua própria iniciativa. Já as oportunidades e ameaças são situações externas e dependem de ações preventivas e corretivas.

 

Defina objetivos e metas tangíveis

 

Depois de conhecer melhor sua empresa e o mercado através da análise SWOT é hora de colocar no papel seus objetivos e metas para o seu negócio.

 

Não é preciso algo muito elaborado, planilhas complexas ou programas sofisticados de computador. Basta que você, seu sócio e seus líderes (se houver) sentem-se juntos e definam o que querem e quais caminhos irão trilhar para atingir os objetivos elencados.

 

Nesse momento é muito importante ser claro e direcionado. Ou seja, não adianta dizer que quer apenas “vender mais”. Você quer vender quanto a mais e em quanto tempo? E, mais, o que você vai fazer para atingir essa meta? Quem ficará responsável pelo cumprimento?

 

Em resumo, ainda há 10 meses pela frente. O que você fará hoje refletirá no caixa, no pagamento do 13º salário, na contratação de um novo funcionário, na mudança de sede ou em qualquer outra ação que exija investimento ou que atraia mais receita a partir desse planejamento.

 

Essas medidas são essenciais para qualquer empresa, desde uma microempresa até uma corporação líder de mercado. Se você deseja contar com uma mentoria ou uma assessoria financeira, conheça meu programa de desenvolvimento. Eu sou Hygor Duarte, empresário e mentor de pequenos e médios negócios e te convido a curtir minha página no Facebook.

Hygor Duarte

CEO do Grupo Fast, empreendedor e mentor empresarial, professor de cursos preparatórios para certificações Anbima, palestrante, pai de autista e idealizador do Programa 33



Data: 17/02/2020




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