Assessoria

Assessoria Financeira Sorocaba Consultoria Financeira Sorocaba Organização Financeira Sorocaba



Consultoria Empresarial Sorocaba Franquia Financeira Sorocaba Redução de Custos Sorocaba



Assessoria Financeira Sorocaba Consultoria Financeira Sorocaba Organização Financeira Sorocaba



Consultoria Empresarial Sorocaba Franquia Financeira Sorocaba Redução de Custos Sorocaba



Os 5 principais desafios da mulher empreendedora

Jornada dupla e outras barreiras são enfrentadas pelas empresárias


Os 5 principais desafios da mulher empreendedora Consultoria Empresarial Sorocaba Franquia Financeira Sorocaba Redução de Custos Sorocaba

A comemoração do Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, nos faz refletir sobre os principais desafios da mulher empreendedora. Afinal, na maioria das vezes, elas têm de vencer barreiras do preconceito e conciliar a educação dos filhos e a carreira. Portanto, veja neste artigo o cenário do empreendedorismo feminino.

 

Como mentor empresarial e empresário do ramo de assessoria financeira para empresas familiares, eu, Hygor Duarte, percebo que muitos negócios são tocados por mulheres.

 

Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificou que 34% dos negócios no Brasil são administrados por mulheres.

 

A grande maioria, portanto, ainda tem homens à frente dos empreendimentos. Mas essa participação quase se iguala quando falamos em microempreendedorismo.

 

Isso porque 48% dos MEIs (Microempreendedores individuais) do país são formados por mulheres. Outro dado curioso é que 55% dessas atividades são exercidas em casa, o que sinaliza a existência da mulher empreendedora que trabalha em casa para também cuidar dos filhos e das tarefas domésticas.

 

Sendo assim, veja agora os cinco principais desafios da mulheres empreendedora que eu trouxe para você refletir no Dia Internacional da Mulher.

 

1.Conciliar filhos e carreira

 

Muitas mulheres começam a empreender depois da maternidade. Isso porque a vida de celetista tem uma jornada com horários menos flexíveis. Uma simples participação numa reunião de pais na escola, por exemplo, se torna um tormento na vida da mulher que trabalha com carteira assinada. Nesse sentido, 53% das empreendedoras também são mães, segundo uma pesquisa da Rede Mulher Empreendedora.

 

2.Quebrar barreiras do preconceito

 

Embora o tema preconceito de gênero pareça não combinar com o século 21, ele ainda está presente no mundo empresarial e se reflete na dificuldade de obtenção de crédito pela mulher empreendedora e na preferência de fornecedores masculinos.

 

As conquistas femininas marcaram o século 20, porém, ainda existe desconfiança velada frente à capacidade administrativa da mulher. Isso sem falar na misoginia, que é a aversão à mulher em todas as áreas, inclusive no mundo corporativo.

 

3.Enfrentar jornada dupla

 

Jornada dupla que pode pode virar múltipla, não é verdade? Muitas mulheres chefiam lares, cuidam dos filhos, são donas de empresas e estudam.

 

Entretanto, essa rotina agitada acaba acarretando em estresse e até em sintomas depressivos. Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, demonstrou que o sexo feminino apresenta duas vezes mais chance de desenvolver a depressão do que o sexo masculino.

 

4.Dificuldade para conseguir crédito

 

Se você é mulher e empresária, é salutar saber que no cenário mundial as mulheres encontram mais dificuldades para obter linhas de crédito. Um levantamento da Rede Mulher Empreendedora identificou que 2% dos recursos de crédito são direcionados a empresas chefiadas por mulheres.

 

5.Enfrentar a insegurança

 

Quando se está num ambiente de falta de apoio, todo indivíduo tende a ficar inseguro. A mulher empreendedora, portanto, enfrenta momentos de insegurança e baixo autoestima. Entretanto, elas conseguem reverter o quadro trabalhando a autoconfiança e olhando para as conquistas.

 

Em resumo, os desafios da mulher empreendedora existem, mas estão aí para serem vencidos com apoio da sociedade e empoderamento.

 

Gostou do artigo? Aproveite para conhecer as soluções da Fast Assessoria para pequenas empresas, muitas delas chefiadas por mulheres.

 

Hygor Duarte

CEO do Grupo Fast, empreendedor e mentor empresarial, professor de cursos preparatórios para certificações Anbima, palestrante, pai de autista e idealizador do Programa 33.



Data: 02/03/2020




Compartilhar: