Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa

Fast Assessoria Planejamento financeiro para empresas familiares



Fast Assessoria Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro



Fast Assessoria BPO Financeiro, Captação de créditos, contablidade, redução de custos e precificação



Grupo Fast Assessoria Financeira para sua empresa





Sua empresa anda sem você? Veja como ter uma agenda mais flexível!

Se você se ausentasse hoje, sua empresa ficaria de pé? Muita gente diz que são os olhos do dono que engordam o gado. Mas esse pensamento já está ultrapassado. Se você está com agenda repleta de compromissos da empresa, se não se sente seguro em distribuir tarefas para a equipe e sente que está cada vez mais ausente dos assuntos familiares, é bom parar tudo e recomeçar. 

 

Primeiramente não acredite que este é um sonho impossível. É perfeitamente palpável ter uma agenda flexível, uma empresa produtiva e mais tempo para se dedicar a você e à sua família. Quem sabe até tirar aquelas férias tão merecidas com o celular desligado!

 

Vamos ver como isso pode se tornar realidade? Acompanhe este post. 

 

Você sabe delegar tarefas? Descubra os segredos dessa prática 

 

Delegar tarefas na empresa parece não ser uma tarefa fácil. Muitas vezes temos vontade de acompanhar todos os processos, visitar todos os clientes, acompanhar o pós-venda e ter uma visão global de todos os procedimentos da nossa empresa.

 

Mas não somos robôs. Nem que pudéssemos isso não seria nada saudável. Pois nos tornaríamos centralizadores e antiquados do ponto de vista da administração empresarial. 

 

Geralmente quando o empresário está no início da sua trajetória ele acompanha todas as fases do seu processo produtivo. Desde a prospecção do cliente à emissão da nota fiscal. 

 

Entretanto quando a empresa começa a ganhar corpo é preciso contar com uma equipe onde cada membro é responsável por uma atividade: um gestor do departamento pessoal, do departamento financeiro, do departamento comercial e do departamento administrativo. 

 

Nesse momento é crucial saber delegar tarefas. Afinal você não pode estar presente em todos os processos e áreas. Porém a delegação de tarefas começa antes mesmo da contratação do colaborador. 

 

A empresa precisa ter bem definidas a missão, visão e valores. Esses pilares devem ser verdadeiros mantras na corporação. No momento da seleção e recrutamento do novo colaborador, seja ele operacional ou líder, é necessário que ele conheça e absorva os princípios da corporação. 

 

O risco de erros é reduzido quando a equipe está alinhada com os anseios do proprietário, tem capacidades e competências próprias para a função e trabalha com autonomia.

 

Entretanto a arte de delegar tarefas na empresa está muito relacionada ao seu nível de autoconhecimento. Você se sente seguro em atribuir uma tarefa importante a um funcionário? Reflita a que está relacionada esta insegurança. 

 

Sua empresa tem a equipe dos sonhos? Veja como montar um time de sucesso

 

Deixar sua empresa caminhar sozinha está muito ligado à excelência do time. Eu, Hygor Duarte, mentor empresarial de pequenos e médios negócios e também empresário, costumo dizer que eu só contrato pessoas melhores que eu. E, na sua empresa, você pode falar o mesmo?

 

Portanto para construir um time de sucesso várias coisas estão em jogo. Veja algumas sugestões para ter uma equipe de trabalho eficaz.

 

- contrate pessoas alinhadas aos objetivos da empresa;

- treine na medida do possível;

- dê feedback;

- incentive a criatividade;

- mantenha-se acessível para tirar dúvidas ou aceitar sugestões de mudanças;

- valorize seu colaborador.

Acima de tudo conheça o potencial do seu colaborador, mesmo que sua empresa seja pequena, e incentive-o a dar o seu melhor. Isso é possível através da sensação de pertencimento. 

 

Por isso demonstre à sua equipe a importância de cada membro nos resultados, informe seu faturamento e a necessidade do cumprimento das metas. 

 

Da mesma maneira, verifique os funcionários que não estão alinhados a essa proposta. A sua empresa deve seguir como aquelas bicicletas coletivas. Se todos pedalarem no mesmo ritmo e sentido, a bicicleta vai andar tranquilamente. 

 

Mas se um ou outro deixar de pedalar, a situação não vai fluir como o esperado. Desse modo é importante substituir peças que não se encaixam na engrenagem, não é mesmo?

 

Você é adepto da tecnologia? Confira como usá-la a seu favor

 

A tecnologia nos ajuda em todos os sentidos. Não há como ignorar seus benefícios na gestão de uma empresa. Hoje com um smartphone conectado você pode dirigir sua empresa a distância. Basta uma simples mensagem de WhatsApp ou uma videoconferência pelo Skype. 

 

A começar por um bom ERP (Enterprise Resource Planning) ou, em bom português, “planejamento dos recursos da empresa”. Através dele, o empresário pode fazer a gestão conjunta do estoque, das vendas, da folha de pagamento e da logística. Seja dentro do escritório, da rua ou de casa. 

 

Há ainda aplicativos que são aliados de todos os gestores. O Trello, por exemplo, é um gerenciador de tarefas gratuito, onde os funcionários podem ser avisados das tarefas do dia e você pode monitorar os prazos de entrega. 

 

Já o QuickBooks ZeroPaper é um aplicativo de gerenciamento de fluxo de caixa. Você baixa no celular e consegue acompanhar a contabilidade e a gestão empresarial do seu negócio. 

 

Empresários mais maduros, que ainda são adeptos da agenda física e das planilhas de Excel não estão errados, pois afinal de contas o importante é dispor de um planejamento e monitoramento da empresa e do seu capital humano a fim de que ela possa funcionar perfeitamente na sua ausência. 

 

Acha que a sua empresa merece 100% da sua atenção? Você está errado

 

Como você pôde notar até aqui há modos de se ausentar da empresa, seja por períodos curtos ou mais longos, sem prejudicar a produtividade e o faturamento. 

 

Eu posso dizer isso por experiência própria, pois encontro tempo para dar a devida atenção aos meus filhos durante o expediente das minhas empresas. Porém nem sempre foi assim. Eu já enfrentei jornadas exaustivas

 

Infelizmente a maioria dos empresários que segue o mesmo caminho que eu trilhei no passado se depara com problemas familiares, depressão, estresse e outros males. 

 

Por consequência é extremamente importante buscar o equilíbrio do tripé empresa, família e o eu pessoal. Do contrário, se você se dedicar integralmente à sua família, você certamente recusará uma reunião com um cliente fora do horário comercial, deixando de fechar um grande negócio. 

 

Para concluir, dedique-se à sua empresa, afinal ela é responsável pela segurança financeira de você e de sua família, mas administre-a de forma equilibrada e participativa. Estabeleça processos que permitam que o seu empreendimento caminhe sozinho sem a sua presença. 

 

Quer saber mais sobre conselhos de gestão de pequenos e médios negócios? Não deixe de acompanhar a minha página no Facebook

 

Hygor Duarte

CEO do Grupo Fast, empreendedor e mentor empresarial, professor de cursos preparatórios para certificações Anbima, palestrante, pai de autista e idealizador do Programa 33






Compartilhar:

Saiba se a sua empresa está realmente gerando lucro
Postes Recentes
Pagamento de contas à prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Amigo empreendedor, você tem salário?
A importância da definição do salário para o empreendedor.
A importância do controle financeiro na crise (e fora dela)
Quando o assunto do momento é crise financeira em decorrência do reflexo da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo, o melhor antídoto é o controle financeiro. Para saber mais sobre como controlar a entrada e saída do seu caixa, leia este artigo.
Pagamento de contas à prazo
Contas a pagar, contas a receber. Aprenda como ganhar dinheiro com isso em sua empresa.
Amigo empreendedor, você tem salário?
A importância da definição do salário para o empreendedor.